Treinamento Funcional

23/10/2009 13:44

 

 

        Através de estudos e experiências práticas, o Total Ball System desenvolveu um treinamento caracterizado e fundamentado no CORE. As forças adquiridas das musculaturas profundas de estabilização são extremamente importantes para o sucesso individual, tanto nos esportes, como na vivência cotidiana. As musculaturas de estabilização do core são: transverso do abdome, músculo multifidos, oblíquos internos, transversos da lombar, solado pélvico e diafragma.

        Se esses músculos profundos não forem ativados no ato do exercício, sua coluna espinhal, pélvis e toda a estrutura que envolve correm o risco de lesão.

        O transverso do abdome é o músculo mais profundo de toda a musculatura abdominal e é considerado o cinturão de força do centro do corpo.

        Quando está contraído, causa uma tensão em toda a região abdominal, ficando com a cintura firme. Quando o transverso do abdome é utilizado corretamente, ele sempre se contrai antes que todas as extremidades do corpo sejam usadas. Tensionando seu abdome, você utiliza a musculatura do transverso. Sempre utilizamos essa região, como por exemplo quando levantamos da cama, em um momento de perigo, quando damos um chute na bola ou até mesmo quando vamos ao banheiro.

        Quando a coluna está instável, o sistema nervoso central não recruta as extremidades dos músculos corretamente. As extremidades dos músculos auxiliam o movimento funcional padrão. Por exemplo, se você fizer um exercício de flexão de tronco, como stiff, seus abdominais transversos precisam ser ativados para ter uma estabilização na coluna. Quando isso não acontece, você tem um alto risco de lesão nessa região.

        Quando não se tem costume de recrutar esses músculos para estabilizar a coluna, inicia-se um processo precoce de desgaste das articulações da coluna.

        O multifido profundo da coluna atravessa três segmentos de articulações da coluna, isso pode causar a estabilização de cada segmento.

        As vértebras precisam de estabilidade para desenvolver seu papel corretamente e assim reduzir os riscos de degeneração dessas estruturas.

        O Professor Paulo Vicente é especialista em Treinamento Funcional.

Voltar

Pesquisar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.